Fratura por estresse


A fratura por estresse em equinos pode ocorrer em todos os cavalos submetidos a exercícios repetitivos, porém são mais prevalentes em cavalos jovens de raça Puro Sangue Inglês. Além de ser uma importante causa de claudicação aguda, o diagnóstico precoce é importante para se evitar fraturas completas catastróficas.

Ela é causada pela carga repetitiva e subsequente falha da estrutura normal do osso cortical (o osso denso que constitui a parte externa de um osso longo), e é mais comum nos ossos metacarpo III, úmero, escápula, tíbia, pelve e sacro. Isso acontece pois durante o processo de remodelamento ósseo a fase de reabsorção pode exceder a fase de remodelamento, levando ao enfraquecimento ósseo.

Os bloqueios perineurais podem não ser efetivos e não são recomendados, pois a analgesia pode causar mais danos ao osso fraturado e a fratura a tornar-se completa.

A radiografia não é sensível na identificação de fraturas por estresse, especialmente nas primeiras semanas de desenvolvimento onde não há formação do calo ósseo. A modalidade de imagem definitiva para o diagnóstico é cintilografia nuclear, que permite avaliar a atividade fisiológica do osso (áreas que estão passando por um remodelamento ativo).

A maioria das fraturas por estresse se curam quando o estresse do exercício é removido. A gravidade do dano ósseo determinará as recomendações para o tempo de repouso necessário. O prognóstico para o retorno ao exercício é considerado bom. Recomenda-se uma nova avaliação cintilográfica com 90 dias para determinar o retorno ao exercício. M.V. Bruna Patrícia

A Clínica Horse Center disponibiliza toda a tecnologia mais avançada para diagnósticos por imagem de fraturas e lesões. Entre em contato e agende seu exame: Telefone:(24) 2223-3517 E-mail: https://www.clinicahorsecenter.com/clinica

#horsecenter #veterinaria #equinos #animaisdegrandeporte#medicinaveterinaria #horscentercdc #claudicação #fraturas

Telefones
Administração : 24 98865-1948
Laboratório : 24 98865-1949/ 98865-1952
Plantão clínica : 24 98865-1947
Farmácia : 24 2223-3517/ 98865-1953
Rodovia BR040 - Km 46.500 - Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil